13.9.09

Deuteronómio 28

As maldições - 15«Mas se não escutares a voz do SENHOR, teu Deus, guardando e cumprindo todos os seus mandamentos e preceitos que hoje te prescrevo, cairão sobre ti todas estas maldições e ficarão contigo. 16Serás amaldiçoado na cidade e amaldiçoado nos campos. 17Maldito o teu cabaz e a tua arca. 18Maldito o fruto das tuas entranhas, o fruto da tua terra, a cria dos teus bois e os filhotes das tuas ovelhas. 19Maldito serás quando entrares e maldito quando saíres.
20O SENHOR mandará a maldição, a desgraça e a ruína para tudo aquilo a que lançares mão, até que sejas aniquilado e destruído sem demora, por causa dos teus delitos, por o teres abandonado. 21O SENHOR te enviará a peste até te fazer desaparecer da terra, onde vais entrar para dela tomar posse. 22O SENHOR atingir-te-á com tísica, febre, inflamação, delírio, secura, ardência e palidez, que te perseguirão até sucumbires. 23O céu que está sobre a tua cabeça será de bronze, e a terra, debaixo dos teus pés, será de ferro. 24O SENHOR transformará a chuva da tua terra em cinza e poeira, que descerão sobre ti do alto do céu até seres aniquilado.
25O SENHOR deixar-te-á derrotado diante dos teus inimigos. Se saíres contra eles por um caminho, por sete caminhos fugirás diante deles, e serás escarnecido por todos os reinos da terra. 26O teu cadáver servirá de pasto a todas as aves do céu e aos animais da terra, e ninguém os afugentará.
27O SENHOR te atingirá com os tumores do Egipto, com úlceras, sarna e comichão, de que não te poderás curar. 28O SENHOR atingir-te-á com vertigens, cegueira e perturbações do espírito. 29Andarás às apalpadelas em pleno dia, como um cego na escuridão, sem encontrares o caminho, e serás oprimido e espoliado todos os dias sem haver quem te salve. 30Desposarás uma mulher e outro homem a possuirá; edificarás uma casa e não habitarás nela; plantarás uma vinha e não a vindimarás. 31O teu boi será abatido diante de ti e não comerás dele; o teu jumento será roubado à tua vista e não te será restituído; as tuas ovelhas serão entregues aos teus inimigos e não terás quem as salve.
32Os teus filhos e as tuas filhas serão entregues a um povo estrangeiro; os teus olhos verão e consumir-se-ão de dor, esperando-os todos os dias, sem que lhes possas dar a mão. 33O fruto da tua terra e todo o teu trabalho serão devorados por um povo que não conheces; serás oprimido e maltratado todos os dias. 34Acabarás por enlouquecer com o espectáculo que os teus olhos hão-de ver. 35O SENHOR te atingirá nos joelhos e nas coxas com uma úlcera maligna, da planta dos pés ao cimo da cabeça.
36O SENHOR te conduzirá, a ti e ao rei que escolheres para governar, para o meio de um povo que nem tu nem os teus pais conheceram; e ali servirás outros deuses, que não passam de madeira e de pedra! 37Serás motivo de espanto, de troça e de escárnio, entre todos os povos para o meio dos quais o SENHOR te conduzir.
38Semearás no teu campo grande quantidade de semente, mas pouco colherás, porque os gafanhotos a devorarão. 39Plantarás e cultivarás vinhas, mas não beberás vinho nem o armazenarás, porque será devastado pela lagarta. 40Terás oliveiras por todo o país, mas não te ungirás com azeite, porque as azeitonas cairão.
41Criarás filhos e filhas, mas deixarás de os ter, porque irão para o cativeiro. 42Os insectos devastarão todas as árvores e o fruto da tua terra.
43O estrangeiro que está no meio de ti elevar-se-á acima de ti cada vez mais alto; tu, porém, descerás cada vez mais baixo. 44Ele emprestar-te-á a ti, mas tu não lhe poderás emprestar; ele estará no primeiro lugar e tu estarás no último.
45Todas estas maldições cairão sobre ti, perseguir-te-ão e ficarão contigo até seres exterminado, porque não escutaste a voz do SENHOR, teu Deus, guardando os mandamentos e preceitos que o SENHOR te ordenou. 46Estas coisas acontecerão contigo e com a tua descendência como um sinal e um aviso para sempre, 47por não teres servido o SENHOR, teu Deus, com alegria e bom coração, quando tinhas abundância de tudo. 48Servirás, porém, os inimigos, que o SENHOR enviar contra ti, na fome, na sede, na nudez e na mais completa miséria; eles porão um jugo de ferro sobre o teu pescoço até te aniquilarem.
49O SENHOR fará erguer-se dos confins da terra, contra ti, um povo longínquo, veloz como a águia, cuja língua não compreendes, 50um povo de aspecto feroz que não terá respeito pelo velho, nem piedade pelo adolescente! 51Ele devorará o fruto do teu gado e o fruto da tua terra até seres aniquilado; não te deixará nem trigo, nem vinho, nem azeite, nem a cria dos teus bois, nem os filhotes das tuas ovelhas, até te fazer desaparecer. 52Ele te cercará em todas as tuas cidades, até que caiam em todo o país os teus altos muros e as fortalezas em que punhas a tua confiança; cercar-te-á em toda a terra que o SENHOR, teu Deus, te tiver dado.
53Terás de comer até o fruto das tuas entranhas, a carne dos teus filhos e filhas, que o SENHOR, teu Deus, te tiver dado, tal o aperto e a angústia quando o inimigo te cercar. 54O homem mais sensível e delicado, entre vós, olhará com maus olhos o seu irmão, a esposa que ele ama e os filhos que lhe restarem, 55para não ter de repartir com nenhum deles a carne dos filhos, que vai comer, por nada mais lhe restar, no aperto e na angústia em que o cerco do inimigo te deixou em todas as tuas cidades. 56A mulher mais sensível e delicada, entre vós - que nem sequer ousava pousar na terra a planta dos pés, de tão mimada e delicada que estava - olhará com maus olhos o marido que ama, o seu filho e a sua filha, 57a placenta que lhe sai do ventre, entre as pernas, e os filhos que gerou; porque, na sua miséria total, ela os comerá às escondidas, no meio do aperto e angústia a que te reduzirá o teu inimigo nas tuas cidades.
58Se não procurares cumprir todas as palavras desta Lei, escritas neste livro, em reverência ao nome venerável e temível do SENHOR, teu Deus, 59o SENHOR agravará os teus flagelos e os da tua descendência, flagelos grandes e persistentes, doenças malignas e persistentes. 60Fará recair sobre ti todas as pragas do Egipto diante das quais te aterrorizavas e que não mais te deixarão, 61bem como outras doenças e desgraças, que não estão escritas no livro desta Lei, até que sejas aniquilado. 62Poucos homens de entre vós hão-de escapar, depois de terdes sido tão numerosos como as estrelas do céu; tudo isto, porque não escutaste a voz do SENHOR, teu Deus. 63*E assim como o SENHOR se deleitava em vos encher de benefícios e vos multiplicar, assim também se deleitará o SENHOR em vos fazer perecer e vos aniquilar. E sereis arrancados da terra em que ides entrar para dela tomardes posse.
64O SENHOR vos dispersará entre todos os povos de uma extremidade à outra da terra; ali servireis a deuses de madeira e de pedra, que nem vós nem os vossos pais conheceram. 65Mesmo no meio dessas nações, não tereis segurança, nem encontrareis repouso para a planta dos vossos pés. O SENHOR te dará ali um coração inquieto, olhos enlanguescidos e alma angustiada. 66Sentireis a vossa vida suspensa e tremereis noite e dia, sem certeza de continuar a viver. 67De manhã direis: 'Quem dera que fosse já noite!'; e de tarde direis: 'Quem dera que já fosse manhã!' Tudo, por causa da angústia que o vosso coração sofrerá e pelo espectáculo que terão de ver os vossos olhos. 68O SENHOR vos fará regressar em navios ao Egipto, caminho do qual Eu vos tinha dito que não devíeis tornar a ver. Ali procurareis vender-vos aos vossos inimigos como escravos e escravas, e não haverá comprador.»

Sem comentários: